Vaigash

vaigBERESHIT/GÊNESIS 44:18−47:217

Vaigash é a penúltima a parashá de Bereshit. Ela conta o final da história de José com os irmãos, desde o momento em que os irmãos se desesperam perante a acusação de roubo que sofre Benjamim até o fim do disfarce de José diante dos irmãos e o seu reencontro com Jacó, seu pai.

Há muitos momentos emocionantes nesta parashá: José chora ao se revelar aos irmãos, chora ao abraçar Benjamim, chora ao reencontrar Jacó. É um momento de perdão e de amor. José não quer que seus irmãos lembrem-se de que o venderam. Estes demonstram arrependimento pelo que fizeram ao não aceitar voltar a Canaã sem Benjamim, o filho mais novo.

Mas vale prestar atenção à história de Jacó. Ela está chegando ao fim com certo alívio e tranquilidade. Jacó não acreditava que seu filho pudesse estar vivo ainda, mas se convence e leva a família inteira para o Egito depois de Deus lhe falar pela última vez.

Ao ser perguntado por Faraó “quantos são os dias de teus anos de vida”, Jacó responde “os dias dos anos de minhas peregrinações são centro e trinta anos; poucos e maus foram os anos de minha vida. Este foi o nosso patriarca, que passou por momentos de muita angústia com Esaú, Labão, o anjo contra quem lutou, Diná, José, Simão e Benjamim.

Depois de muito sofrimento, Jacó parece alcançar a paz no Egito, embora longe de Israel, e viver em paz seus últimos anos.

Shabat Shalom,
Paulo Koatz Miragaya