OPA – Oficinas Profissionalizantes e Artísticas

1

HISTÓRIA

A ARI, através da Comissão de Ação Social (CAS), mantém o projeto Iad Beiad desde 2003.

Inicialmente tinha como objetivo, através de atividades lúdico-culturais, integrar jovens judeus deficientes intelectuais.

A partir de 2005 o projeto estendeu-se aos Deficientes Intelectuais da comunidade maior.

Em setembro do mesmo ano, além de manter essas atividades, foram criadas oficinas piloto visando a dar aos participantes do projeto meios para o desenvolvimento profissional. Estas oficinas forneceram subsídios para a implantação, em outubro de 2006, das Oficinas Profissionalizantes e Artísticas – OPA, numa sala construída especialmente para este fim, nas dependências da ARI. As oficinas são orientadas por monitores voluntários.

Na Hora do Cafezinho, nós mantemos uma mesa onde os materiais criados por eles são expostos, para que as pessoas possam ver o quão eles são capazes.

2

 

OS JOVENS

O OPA é destinado aos Deficientes Intelectuais maiores de 18 anos.

Os jovens chegam através de indicações e fazemos uma avaliação para que possam se juntar ao grupo.

Para eles, o maior desafio é serem aceitos primeiro por suas famílias e, depois, pela comunidade.

Outro desafio é preparar esses jovens para uma sobrevivência no dia-a-dia sem a dependência de seus pais. Isto inclui tarefas domésticas como passar, lavar, usar o forninho, etc.

AS OFICINAS

O ingresso nas oficinas dependerá de uma avaliação por uma equipe de profissionais qualificados e voluntários.

Durante os atendimentos no OPA, os jovens são avaliados em diferentes quesitos: pontualidade, interesse, concentração, ritmo de trabalho, manuseio, limpeza, respeito, trabalho em equipe, qualidade do produto, todos indispensáveis a inclusão no mercado de trabalho.

As oficinas são:

  • ARTES: Utilização de diferentes técnicas como pintura, decupagem, colagem e outras na execução de produtos com diversos materiais tais como madeira, tecidos, emborrachados, couro, entre outros.
  • COSTURA: Manuseio das agulhas para bordados e costura manual e aprendizagem do uso da máquina de costura.
  • CULINÁRIA: Ensino do manuseio dos diferentes utensílios de cozinha (facas, raladores, liquidificador, batedeira, micro-ondas), da medição de quantidades, do modo de preparo dos alimentos, da limpeza, organização, hábitos e atitudes higiênicas exigidas numa cozinha.
  • FIOS E CONTAS: Atividade de psicomotricidade com ênfase na coordenação motora fina indispensável na elaboração de produtos com variedade destes materiais.
  • HOT-STAMPING: Personificação de cartões, fitas, guardanapos, kipot, através do manuseio de máquinas e ferramentas específicas.
  • MONTAGEM: Prestação de serviços a terceiros: etiquetagem, envelopamento, montagem de kits e embalagens, etc. Confecção de produtos utilizando ferramentas próprias como máquina de colocação de ilhoses, furadora para espirais, alicates, martelos, entre outras.
  • PAPELARIA: Confecção de artigos como: blocos, cadernos, cartões.
  • PAPEL RECICLADO: Produção artesanal de papel reciclado.

COMO AJUDAR

  • Tornando-se voluntário da nossa equipe;
  • Contratando nossos serviços;
  • Doando materiais;
  • Oferecendo oportunidades de estágio;
  • Oferecendo oportunidades de trabalho;
  • Ajudando financeiramente: Fazendo um donativo em prol do OPA na Secretaria da ARI, oferecendo recursos para a compra de materiais, ferramentas ou equipamentos, comprando nossos produtos.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

Tamara Bronstein Landsberg – coordenadora geral
Hanka Moczijdlower

CONTATOS

Telefones: 2156-0417 / 98808-5045

E-mail: oficinas@arirj.com.br