Mario Druker, ativista da Comissão de Assuntos Religiosos – CAR

Mario Druker
O que é a CAR?
CAR é Comissão de Assuntos Religiosos da ARI. A CAR é composta pelos rabinos, chazanim e por um grupo de ativistas, do qual eu faço parte. Quem coordena a comissão é o nosso Diretor de Culto, Raul Gottlieb.  Eu exerço uma “vice-coordenadoria”.

Há quanto tempo você está nesta Comissão?

Faço parte da CAR desde que era chamada Comissão de Culto, isso tem uns 12 anos.

Como funciona?

A orientação religiosa é dada pelos rabinos e chazanim e cabe a nós ativistas, em conjunto com eles, pô-las em prática. Os assuntos são trazidos e discutidos por todos.Entendo que uma das principais funções é a nossa participação nos eventos religiosos, auxiliando na condução dos serviços, principalmente nos Bnei Mitzvá, dando tranquilidade neste momento de muita emoção. Destaco também nossa participação nos Iamim Noraim.Quais são os maiores desafios?
Sem dúvida,  como falei anteriormente, é fazer com que os serviços religiosos transcorram com muita tranquilidade e cavaná, atuando como verdadeiros gabaim.Quais foram os momentos mais marcantes nestes anos?
Os Iamim Noraim e, após, os dias de Sucot. Acho que por serem os dias mais fortes, queremos que tudo corra sempre bem e a adrenalina sobe, mas com o esforço conjunto temos tido sucesso. Prova disso é que temos aumentado o número de Bnei Mitzvá, casamentos, Simchat Bat e, principalmente, por constatar a sinagoga sempre lotada nos Cabalot Shabat e Iamim Noraim.

E os planos para o futuro?
Estamos com dois grandes projetos em curso, o primeiro concluindo um novo Sidur de Shabat, com nova diagramação, transliteração e, principalmente, com uma tradução moderna e comentários aos textos religiosos.

O segundo é que vamos receber um Sefer Torá doado por uma família da ARI e estamos formatando o planejamento de donativos com a venda e preenchimento das últimas palavras do sefer, assim como das parashiot, principais rezas, frases mais conhecidas e etc. Este eu reputo como o nosso maior desafio, pois o produto deste trabalho fará com que outros projetos possam ser viabilizados.