MAMALIGA BLUES – Mais um evento memorável na ARI

1

A noite de ontem na ARI foi emocionante. Tivemos mais de 400 pessoas em um evento memorável. Começamos com um encontro informal onde foi servido… Mamaliga! Feita na hora, quentinha, cortada com linha…

Na sinagoga, transformada em uma aconchegante e charmosa sala de cinema, pudemos assistir e nos emocionar com o filme ‘Mamaliga Blues’, de Cassio Tolpolar, sobre a saga de sua família buscando na Moldávia (antiga Bessarábia) suas raízes, procurando, numa terra árida e sem referências, a lápide que aparece em uma foto de família. Esta, certamente, é uma história com a qual todos nos identificamos, já que poderia ser a história de tantas de nossas famílias.

E naquele quebra-cabeças de informações desconexas, eis que a aridez e a monocromia daquele lugar se iluminam à medida que as informações passam a fazer sentido e a sua busca não é em vão. Quantos amigos têm feito este percurso ou similares na busca de suas origens?

2

A temática nos toca sempre de forma profunda. Nos traz à tona a emoção de cada um em seu melhor formato, o de genuinamente valorizar nossas raízes, procurar preencher nossas lacunas e, principalmente, reverenciar nossos antepassados, que com seu caminho tão intenso, muitas vezes tão sofrido, mas 100% vinculado às raízes judaicas e ao núcleo familiar, nos trouxeram ao que somos hoje.

Depois do filme tivemos uma exposição do diretor Cassio Tolpolar e do historiador Fabio Koifman, que nos brindaram com seu vasto conhecimento, curiosidades e explicações. Fechamos então, com a moderação da Teresa Lancman, membro da nossa comissão de cultura, recebendo as perguntas e observações do público que, bastante envolvido com um assunto tão próximo, mostrou-se interessado, mobilizado e entusiasmado o tempo todo.

3

Agradecemos a todos os presentes pelo apoio, presença maciça e entusiasmo.À TGB pelo fundamental patrocínio e parceria.

Nosso Muito Obrigado à Comissão de Cultura e a todos os seus colaboradores, grupo que faz um trabalho espetacular.

Nosso agradecimento ao Cassio Tolpolar e ao Fabio Koifman por tão generosamente aceitarem nosso convite.

Aos nossos sócios, voluntários e funcionários da ARI, fundamentais para que tudo dê certo, Muito Obrigado!!

E, finalmente, parabéns à nossa ARI que nos propicia eventos tão ricos e intensos.

Convidamos todos a se aproximarem cada vez mais da ARI, participando de nossos eventos e celebrações, tornando-se sócios desta casa para aprofundarem seu vínculo judaico, mantendo-o vivo e cheio de significado para as próximas gerações.

Que possamos sempre sentir nossas raízes fortalecidas, para que a Árvore da Vida que cultivamos possa seguir crescendo sempre mais.

Kol Hakavod !!

Veja mais fotos: