Esta semana, conversamos com o coordenador do Coral Ahavá José Carlos Roiseman e com a regente Regina Lacerda.
O Coral existe há seis anos. Atualmente contamos com 13 integrantes, sendo 10 vozes femininas e três masculinas. É uma atividade voluntária e requer encontros semanais, nos quais preparamos o repertório musical e nos confraternizamos. Podem participar sócios e não-sócios da ARI.
É preciso saber cantar bem?
Como é feita a seleção das músicas?
Temos um repertório que abrange músicas judaicas, populares brasileiras e estrangeiras. As músicas são selecionadas levando em conta a opinião dos coristas, bem como os eventos seguintes para os quais os ensaios se destinam, a fim de que estejam adequadas a eles. Há peças em uníssono (uma mesma melodia para todos) e peças mais elaboradas (peças para quatro vozes distintas, soprano, contralto, tenor e baixo). Temos ajuda e apoio dos nossos chazanim André e Oren para a construção desse repertório, além das idéias dos próprios coristas.
Como são os ensaios?
Os ensaios são encontros musicais, nos quais aprendemos a cantar, superamos desafios musicais, conversamos e compartilhamos lanches tão variados como nosso repertório. Importante dizer que nossos coristas são pessoas que, após um dia de trabalho e outros compromissos, chegam prontos para cantar como se fosse a primeira tarefa do dia. Isso é muito significativo e nos leva a não desistir. O clima é de alegria e descontração e o relacionamento entre os coristas é ótimo.
E as apresentações?
CORAL AHAVÁ
Informações: José Carlos Roiseman (jcarlos1605@gmail.