Departamento de Educação

MISSÃO

O Departamento de Educação da ARI é o setor responsável pela educação religiosa judaica complementar à da escola. Visa, entre outras coisas, estimular as crianças e jovens a se integrarem à sua comunidade, incorporarem no seu dia-a-dia as práticas e os valores do judaísmo e conhecerem melhor os fundamentos do Judaísmo Progressista. Isso envolve desde a educação infantil até o pós-Bar/Bat Mitsvá.

 

 

LINHA DO TEMPO

linha

 

 

ATUAÇÃO

Em 2011, a coordenação do Departamento de Educação da ARI foi assumida por Selma e José Raphael Bokehi, ainda no mandato da ex-presidente Evelyn Freier Milsztajn.

O departamento vem buscando sempre atender às expectativas do público que recebe, de forma a tornar a educação judaica prazerosa, além de favorecer a integração das famílias à nossa comunidade.

laks2

Palestra com o sobrevivente do Holocausto Aleksander Laks, parte das atividades do curso de Bar/Bat Mitzvá

Atualmente o Departamento de Educação é composto pelos Coordenadores Selma e José Raphael Bokehi; Coordenadora Pedagógica do Pre e pós bar/bat mitsvá e Shabat Tseirim Gisele Nigri (Gica), Coordenadora Pedagógica do Garinim, Shabat Ieladim e Chaguim Deborah Dimant; Secretária do Departamento Maíra Tabajnihausky; Professores e Músicos que se distribuem entre as atividades de Garinim (voltado para crianças de 7 a 11 anos que estudam em escolas não judaicas), preparação para o Bar e Bat Mitsvá, aulas de Pós Bar e Bat Mitsvá, Shabat Ieladim e Shabat Tseirim. Todas estas atividades são planejadas e realizadas sob a supervisão dos rabinos Sergio Margulies e Dario Bialer.

Professores 5775-2015

Existem planos para se ampliar o pós-Bar/Bat Mitsvá para uma faixa etária maior, a fim de oferecer aos adolescentes atividades específicas para eles na sinagoga.

 

HISTÓRIA

image5bc
Década de 1950

Em 1955, ainda na época do Grão Rabino Dr. Henrique Lemle (Z”L), foi criado o Kindergarten, jardim de infância da ARI, com uma turma às segundas-feiras pela manhã, ainda na sede da Rua Prudente de Morais nº 129. Após dois anos a atividade passou a ser cotidiana para crianças de três a seis anos.

É inaugurado, em 1958, o ensino primário do Colégio da ARI, com duas séries. Além do Kindergarten, em Ipanema, também eram ministradas as aulas do Beit Hassefer pelos Chazanim Aronshon e Friedlaender e pelas Professoras Ruth Josephsohn e Evelyn Perlov.

Década de 1970

Em 1974 a ARI profissionaliza seu Departamento de Ensino e oferece para mais de cem crianças: Gan Sameach: de três a seis anos; Beit Hassefer: de sete a onze anos; Pré Bar e Bat Mitsvá: de 12 a 13 anos; Pós Bar e Bat Mitsvá: para jovens ampliarem seu conhecimento de religião e história judaica.

Década de 1980

Com as obras de um projeto para o terceiro andar, já na sede da Rua General Severiano nº 170, foram criadas salas de estudo para o Gan Sameach.

Curiosidade: Em 1981, reúne-se na ARI semanalmente com o rabino Roberto Graetz mais de 80 jovens universitários para atividades sociais e culturais; muitos destes participam de grupo de estudo sobre pensamento judaico com o rabino.

Os rapazes e moças que celebram seu Bar e Bat Mitsvá passam a ler as haftarot, aos sábados pela manhã.

Em 1988 é inaugurado o Departamento de Ensino da ARI sob coordenação de Yara e Sérgio Feldman.

image6bcdDécada de 1990

Curiosidade: Em 1990, nos boletins mensais havia uma área dedicada às crianças que frequentavam o Departamento de Ensino (atualmente, de Educação). O logo do Departamento de Ensino foi criado pelo Daniel Azulay.

Década de 2000

Em 2008, são reinauguradas as salas do Departamento de Educação no 5º andar, após obras de ampliação na estrutura da ARI.

VEJA MAIS FOTOS