Arnaldo Gorin e Eliane Koifman, da Comissão de Patrimônio

unnamed (12)
No dia 30 de agosto foi inaugurado o novo elevador ligando o Salão Nobre à Sinagoga, uma antiga necessidade da ARI. O projeto foi executado pelos arquitetos Arnaldo Gorin e Eliane Koifman, da Comissão de Patrimônio. Eles falaram um pouco como é o trabalho da Comissão:  
Qual é a função da Comissão de Patrimônio?
A principal função é atender as solicitações referentes a novos projetos para a ARI. Este trabalho tem como objetivo a modernização e revitalização das instalações existentes, tendo como princípio básico preservar a arquitetura consagrada do edifício, de maneira a dotar o espaço interior da Sinagoga de melhores condições de conforto e acessibilidade para atender a toda congregação. A Comissão atua também na elaboração de concorrência de preços junto às construtoras e no acompanhamento e gerenciamento das obras. O nosso “cliente” principal é a diretoria e o executivo da ARI, que nos solicitam e nos orientam na necessidade de novos projetos.
Quais são os projetos realizados pela Comissão?
Os projetos são viabilizados por meio de donativos ou, como no caso da revitalização da Sinagoga, através de captação pela Lei Rouanet. Ressaltamos a importância que os doadores têm para que tudo possa ser feito, sejam vinculados a doações para projetos específicos ou delegando à ARI o emprego de recurso.
Já executamos os seguintes projetos: Reforma dos banheiros sociais do salão nobre; reforma da cozinha industrial; reforma da Área Administrativa, com a criação de mais uma sala para o chazan; implantação da mikva e reforma do terraço externo; implantação da cantina do 3º andar; e revitalização da Sinagoga com reforma do teto acústico e outras melhorias.
E os planos futuros?
Temos como meta realizar os seguintes projetos: banheiros e foyer do balcão (reativá-los), incluindo o sinteco; projeto acústico para o rabinato e reforma da sala de espera; terraço do 7º andar (bancada, forno de pizza, churrasqueira, mobiliário, iluminação, guarda copo); reforma dos banheiros e vestiário dos funcionários; reforma da recepção geral (subsolo); retrofit da Lojinha, abrindo vitrine para circulação próxima à recepção; e adaptação de um banheiro para cadeirantes no 3º andar.