ARI lança Devarim nº25

 

No dia 12 pa25ssado, a ARI lançou o número 25 de sua revista Devarim. Com o lançamento deste número a revista entra em seu décimo ano de atividade. Números redondos convidam a reflexões e a que se pode fazer sobre a Devarim é muito simples: sua proposta de refletir o pensamento e as inquietações dos judeus brasileiros comprometidos ao mesmo tempo com a modernidade e com o judaísmo se mantém válida.

Dois artigos se destacam neste número, sem desvalorização alguma para os demais. O primeiro é do professor do HUC de Los Angeles Joshua Holo e aborda a complexa relação entre os judeus e os cristãos, mas com um foco bem ampliado onde se encontram alguns questionamentos sobre o que acarreta ser judeu atualmente. É uma leitura densa e imperdível para os interessados pela condição judaica.

O segundo é uma tradução do texto publicado originalmente pela revista eletrônica Tablet do jornalista Matti Friedman onde ele analisa a desproporcional relevância que o tema “Israel e os Palestinos” ocupa no jornalismo mundial. O autor é tem conhecimento profundo sobre o assunto através de sua experiência pessoal e de uma acuidade especial. É igualmente uma leitura imperdível que acrescentará uma percepção muito necessária a todos os leitores da revista.

A revista não se limita a estes dois artigos, trazendo à tona muitos outros temas interessantes, mas que não conseguem ser citados aqui, por limitação de espaço. Recomendamos que leiam a revista e firmem as suas próprias opiniões.

Devarim é distribuída gratuitamente pela ARI para todos os sócios da ARI e para os que se cadastraram (e vierem a se cadastrar) no site www.devarim.com.br.

Desejamos uma boa leitura, um feliz Chanuká e um bom fim de ano a todos!